Mensagem

Mensagem

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

                MAGISTRAL LIÇÃO 
ENTREVISTA DE JUDITE DE SOUSA 
NA TVI,  A ARMÉNIO CARLOS 

Não tive ocasião na altura de ouvir a entrevista que Arménio Carlos deu na TVI, no jornal das 20h00, a Judite de Sousa.
Uma amiga fez o favor de enviar-ma.
Comecei a ouvi-la prestando a vulgar atenção que se dedica a uma fonte de informação, que abordaria matéria conhecida por outras vias, mas com o aliciante de ver como se comportaria o novo secretário-geral da CGTP.
E se é possível dizê-lo…surpreendeu-me.
Apesar da belíssima impressão com que tinha ficado nas duas últimas vezes que o tinha ouvido, e que tive ocasião de o referir neste Blogue, desta vez para minha surpresa, Arménio Carlos foi mais longe. Foi um espectáculo fascinante!!!
Arménio Carlos tornou esta entrevista uma monumental lição.
Uma lição de esclarecimento e informação.
Uma lição de Português simples, compreensível e directo, frases curtas rápidas e sem hesitações. Gesticulação comedida, voz clara e entoação uniforme, sem altos e baixos, transpirando autenticidade e sinceridade.
Conhecimento profundo das matérias, correcção nas respostas, fundamentação absolutamente inquestionável.
Esclarecimento claro e compreensível.
Disciplinado e instantâneo silêncio sempre que o interlocutor se atrevia a interromper uma resposta, mesmo quando feita a destempo.
Prodigiosa memória para números, sem necessidade de consultar papeis.
Uma lição de um homem de uma enorme estatura política, e uma capacidade argumentativa, verdadeiramente esmagadora.
Uma lição para a entrevistadora, porque quando ao mais pequeno sinal de que o ia interpelar e interromper o raciocínio, justa ou injustamente, ele instantaneamente se calava como que a dizer, faça favor diga lá o que tem a dizer e que já devia já ter dito, para eu poder acabar a resposta à sua pergunta.
Acabado que fosse o esclarecimento clarificado o pormenor da objecção levantada, continuava impávido e sereno a completar a resposta à pergunta inicial intempestivamente interrompida, com a mesma naturalidade como se nada tivesse acontecido.
Uma lição de boa educação à pobre entrevistadora!
Resistindo lúcidamente a todas as armadilhas que previamente lhe tinham preparado, no sentido de fazer de Carvalho da Silva, um comunista de base quase “independente”, que pouco ou nada já teria a ver com o PCP e que só por esse distanciamento, teria conseguido manter a unidade da CGTP.
Isto ficou escandalosamente claro, quando no fim da entrevista,  a pobre senhora resolveu fazer aquela que segundo ela seria a última pergunta e que dita daquela maneira, com aquela entoação, ficava-se com a impressão que agora é que o ia caçar e descobrir-lhe a careca!!!
Então saiu-se com esta questão digna de antologia:  
“O senhor é membro do Comité Central do Partido Comunista Português….o PCP vai continuar a mandar na CGTP, conforme mandava no passado, ou vai passar a mandar mais , considerando a sua ligação ser mais próxima á estrutura do PCP” 
Ao que Arménio Carlos com um ligeiro sorriso dado o insólito da questão, perguntou calmamente : ”Isso é uma pergunta ou uma provocação?”
A pobre Judite esclareceu em voz tímida, “É uma pergunta!”
Então respondo à pergunta, disse no mesmo tom de voz Arménio Carlos.
Calculem aquele “perigoso “ comunista, que até era membro do Comité Central (calculem!!!), certamente vai obedecer ás orientações do “enganador e pérfido PCP” para manipular a CGTP e obrigar os dirigentes do PCP, do PS, Católicos, Independentes, Bloquistas e sei lá que mais, a obedecerem ás ordens do PCP e passar a comer criancinhas ao pequeno almoço e a matar velhotes com uma injecção atrás da orelha.???
Ridículo!!! Grotesco!!!
Agora falando a sério, não me lembro de ter visto um entrevistado ter um comportamento tão esclarecedor, rigoroso, intelectualmente brilhante e até podemos dizer disciplinadamente severo, exacto e escrupuloso, como o brilhante Arménio Carlos.
Parabens!!!
Nós os trabalhadores também estamos de parabéns, porque saindo um quadro excepcional como era Carvalho da Silva, vai para o seu lugar um homem não menos excepcional!!!
Absolutamente notável!!!

 

Sem comentários: