Mensagem

Mensagem

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

      UM BELO PROJECTO EDUCATIVO 

Acabei de ver o vídeo que publicamos no fim deste texto, que chegou aos meu conhecimento pelo facebook, e como se tratava de uma questão ligada à educação, despertou-me imenso interesse.
O apresentador é uma pessoa cheia de sentido de humor, que torna muito agradável a palestra.
O tema é superiormente importante e nada do que ele diz, deixa de corresponder ao que pensamos deveria ser o projecto da sociedade futura.
Acontece que quando acabou o vídeo, ficámos um pouco frustrados, reflectindo como é possível uma pessoa altamente qualificada profissionalmente, dissertar sobre matérias daquela natureza e importância, com aquela naturalidade, fazendo crer que os problemas que levanta e as soluções que sugere, são uma mera opção dos educadores, ficando a impressão que só não são levadas à prática por incompetência ou falta de vontade.
O conferente, não estava a falar para nós, que fazemos parte do povo em geral.
Estava a falar para o seu grupo de amigos. Estava a dissertar criticamente, mas para as elites de que faz parte.
Esse seu projecto, para tornar exequíveis as suas propostas, deveriam antes do mais esclarecer como na sociedade actual, sob o regime de tão injusta distribuição da riqueza, se poderia tornar extensiva a todos os cidadãos tais medidas.
Aí, se estivesse a ser sincero, verificaria que tal como funciona a sociedade Capitalista, à qual dispara críticas contundentes na sua área específica, necessitaria de uma alteração profunda nas regras de funcionamento.
A começar pela remuneração do trabalho assalariado e da apropriação das mais-valias pelos proprietários dos meios de produção, passando pelas correcções necessárias nas interacções especulativas dos mercados financeiros.
Estamos a deixar de fora a forma escandalosa como se produz liquidez no sistema bancário, as regras de apropriação e distribuição da riqueza, tal como se verifica no seio da actual sociedade, tornando-a profundamente elitista, segregacionista e monopolizadora.
A forma como se utilizam as ferramentas financeiras que vão inventando, que empobrecem as populações e proporcionam a um reduzido núcleo de privilegiados, a obscena manutenção de uma vida de luxo, opulência e fausto.
Falar é fácil!!!
Inteligente e honesto, seria dizer como tornar exequível tal metodologia!
Então vê-lo-íamos caminhar direitinho a Marx, porque não há outra maneira.
Então o seu discurso embora tecnicamente não fosse radicalmente diferente, a argumentação tornar-se-ia certamente apaixonante.
Se quisesse sugerir a distância a que estamos daquela realidade e as dificuldades que seriam necessário ultrapassar para lá chegar, teria de explicar igualmente quais as soluções necessárias para evitar que morra de fome uma criança de 5 em 5 segundos e então as gargalhadas que ouvimos na assistência, transformavam-se num compungido mar de lágrimas.
Num mundo que tende a reduzir a capacidade de sobrevivência, que propõe exclusivamente para algumas elites, o direito à vida e à felicidade, como é possível considerar que aquele homem esteja a ser sincero?
Não duvido nem por um momento a sua inteligência e na sua sagacidade.
Mas como é possível encaixar as suas teorias, sem ser numa sociedade socialista ???
E então com aquele nível intelectual, não sabe tudo o que nós estamos a dizer?
Se calhar a sua intenção é só fazer rir quem o ouça!!!
Só pode!!!

 

Sem comentários: