Mensagem

Mensagem

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

 BELAS FONTES E REPUXOS

NESTE LINK
.
CUBA INTERMEDIÁRIA NO PROCESSO DE PAZ DA COLÔMBIA?

É que que se pode deduzir das notícias vindas a público, na imprensa alternativa de esquerda.
É evidente que a sensibilidade da situação exige a maior discrição de todos os intervenientes, mas as notícias que nos chegam são animadoras.
O que de oficial transpirou até agora, foi exclusivamente segundo cremos, a seguinte declaração: 
“De acordo com a declaração da Chancelaria, Cuba ofereceu sua contribuição por solicitação expressa do governo da Colômbia e das Farc, respeitando zelosamente o compromisso de confidencialidade acordado.”
Entende-se este requinte de cuidado num assunto que tem de ser tratado com “pinças”, dado o melindre e gravidade do assunto.
No entanto, nós estamos muito descrentes que destas negociações resulte alguma coisa de bom para o povo da Colômbia.
Até porque quando e onde os interesses dos Estados Unidos são postos em causa, a CIA e Cª tratam logo de mexer os cordelinhos, intrigando, sabotando e pagando o que for preciso, para iludir, confundir e corromper, em defesa dos seus interesses.
O nosso cepticismo advém de duas razões:
A primeira é a memória de há anos, em anteriores negociações, depois de levadas à prática, redundaram no morticínio de milhares de camponeses e rebeldes. Valha-nos a experiência desse exemplo!
A segunda é pensar que tendo os Estados Unidos ainda há tão pouco tempo, estabelecido sete novas bases militares na Colômbia, na hipótese de uma previsível intervenção na vizinha Venezuela, fará deste problema um dos mais complexos levados à mesa das negociações.
Numa perspectiva dos interesses das FARC, será muito difícil que a situação tenha uma saída que satisfaça o interesse dos Estados Unidos, tendo em vista a previsível folgada vitória de  Hugo Chavez, nas eleições que se avizinham.

Sem comentários: