Mensagem

Mensagem

sábado, 1 de setembro de 2012



REFLEXOS DOS TEMPOS QUE CORREM E 
DOS MISERÁVEIS QUE NOS GOVERNAM!!!

ATÉ NISTO ESTAMOS A VOLTAR A MARÇO DE 1974!!!
REVEJA-SE DR. MÁRIO SOARES!!!
REVEJA-SE DR MÁRIO SOARES!!!
REVEJA-SE DR. MÁRIO SOARES… NO BOM TRABALHO QUE SEMEOU!!!
REVEJA-SE DR MÁRIO SOARES…. ENQUANTO É VIVO!!!

“FINI SEMPITERNITAS!!!” …É O QUE LHE DESEJO!!!!

António Hespanha  foi dispensado da Universidade Autónoma por causa de opinião no programa "Prós e Contras".
POUCO ME IMPORTA O VALOR DA RAZÃO!!!
O que me interessa é a liberdade de expressão que está em causa .
A LIBERDADE DE EXPRESSAR IDEIAS LIVREMENTE…..
OUVIU DR. MÁRIO SOARES!!!!
VOCÊ …DR. MÁRIO SOARES….QUE ENCHE A BOCA, A FALAR DE LIBERDADE!!!
LEIA ESTA NOTÍCIA,VEICULADA PELA RTP NOTÍCIAS E VOMITE A LIBERDADE QUE CONSTRUIU!!!




.

O professor António Hespanha foi dispensado pela Universidade Autónoma de Lisboa por causa de críticas que terá formulado no programa "Prós e Contras" da RTP1 à falta de investimento no ensino superior privado, anunciou o próprio no seu blogue.

Quinta-feira, 30 de Agosto de 2012

Deixei de ser docente da UAL

Para os meus ex-alunos de 2011-2012 na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL)

 Deixei de ser professor da UAL. Inesperadamente e pela calada das férias, a direcção mandou-me dizer, por carta de entreposta pessoa, que punha fim à minha colaboração. As justificações apresentadas são fantasiosas e vazias, pelo que é seguro que há outras, porventura relacionadas com uma brevíssima crítica que formulei, num “Prós e contras” em que se comparava a qualidade dos sectores público e privado. A propósito, referi a falta de uma política de investimento científico e académico do ensino superior privado em geral (nem sequer referi a UAL) e a consequente dependência em que isso o coloca perante o ensino público. Esta opinião é, de resto, favorável à real autonomia e a um desenvolvimento correto e sustentado das universidades privadas, como hoje está patente, pela positiva – veja-se o caso da Universidade Católica - e pela negativa. De há muito que legitimamente a tenho e a exprimo. E, nos anos em que trabalhei na UAL (mais de dez), muitos esforços fiz: para trazer à Universidade pessoas que a prestigiassem; para dar ao meu ensino a melhor qualidade possível, para o inovar; para me ocupar pessoalmente (e não por intermédio de assistentes ou de colaboradores) das tarefas de ensino e de avaliação; para promover um contacto direto dom os alunos, por meio de blogues ((http://amh-hespanhol.blogspot.pt/; para o ano que vem, já tinha on line, há mais de um mês, blogs relativos às novas disciplinas, com programas e calendários: http://ua-hi-2013.blogspot.pt/, http://ua-2013-te.blogspot.pt/). De modo a que nunca se pudesse dizer que fazia ali um ensino de segunda, em relação ao que fazia na Universidade pública. Colegas e alunos reconheceram isso e disso me deram testemunhos frequentes.
Enfim, nada disto contou, perante a vontade de quem – por razões que ignoro ou prefiro ignorar – não me queria na UAL. Sei que este desfecho foi promovido apenas por alguns, que conseguiram levar avante a sua decisão. Não envolvo, por isso, nele, nem toda a direção, nem os restantes órgãos da Universidade, nem os meus Colegas de Departamentos, nem os funcionários, nem os estudantes. Creio bem que muitos destes se sentirão muito incómodos por isto acontecer, ainda que – por razões que se compreenderão – se mantenham discretos. Em algumas instituições da nossa vida pública e privada, vai sendo muito penalizador dizer-se o que se pensa, mesmo em instituições em que a verdade e a liberdade deviam estar antes de tudo, como é o caso das Universidades.

Pode ser que nos encontremos em outros lugares e que possamos retomar diálogos proveitosos e de boa memória.

Abraços amigos.

Sem comentários: