Mensagem

Mensagem

domingo, 17 de fevereiro de 2013

     HINO À INTELIGÊNCIA HUMANA    
CERTIDÃO DE ÓBITO AOS POSTOS DE TRABALHO
Mais uma vez nos vamos debruçar sobre o problema da urgência (diria emergência!!!) de serem alteradas as relações de produção.
Na luta dos trabalhadores por uma alternativa à actual corrente económico/financeira dita “neoliberal”, fala-se muito, mas normalmente em abstrato, da crise do desemprego e da evidência dos problemas que nos trazem a constante redução dos postos de trabalho.
Todos sabemos e nos congratulamos, pelo facto do que o progresso científico e nomeadamente a robotização, ter trazido melhorias significativas à humanidade e consequentemente facilitado muitas das tarefas escravizadamente repetitivas dos trabalhadores.
Resta dizer que isso é verdade, mas só em parte, porque na realidade só beneficia uma pequena parte dessa humanidade.
Hoje não nos queremos alongar na elaboração das premissas dessa problemática, que muitas vezes temos abordado neste Blogue, sendo que a última delas no passado dia 15 de Novembro, num texto com o título «PÔR FIM AO DESASTRE - MORRAMAS ACTUAIS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO».
 Lembramos mais uma vez que foi exactamente a problemática das relações de produção, que esteve na base da criação deste Blogue, iniciado com um texto sobre questões da Globalização (“A SOCIEDADE DOS DOIS DÉCIMOS”), texto esse que destacava particularmente a intenção dos capitalistas e grandes empresários, numa reunião na Fundação Gorbachev nos EUA, explorarem em seu beneficio exclusivo, a apropriação do aparelho produtivo, relegando para a miséria e sobrevivência caritativa, 80 % da humanidade.
Mais uma vez lembramos, que dada a relevância desse texto, criámos um acesso directo, num link que colocámos no cabeçalho deste Blogue, onde diz: “PREVISÃO CAPITALISTA-2/10 DA POPULAÇÃO SATISFAZEM TODAS AS NECESSIDADES “.
Desta vez o tema é ilustrado com um vídeo, que demonstra à saciedade a necessidade de pôr o aparelho produtivo, ao serviço dos trabalhadores e não cativo dos capitalistas que, pelo simples facto de serem donos dos meios de produção, aproveitam para eliminar postos de trabalho e explorar a mão-de-obra disponível, escravizando os trabalhadores.
Esses benefícios que são fruto da inteligência dos homens, normalmente assalariados, prestam-se a significativas reduções das horas de trabalho, que deveriam reverter em favor dos trabalhadores e da sua vida famíliar, para justamente poderem desfrutar os prazeres da vida e o bem-estar que uma sociedade civilizada, socialmente justa e bem organizada, pode e deve proporcionar.
Não é justo, nem imaginável que tendo em vista o actual estágio de consciência das massas trabalhadoras, esses resultados que são fruto da inteligência dos homens, não sirvam a felicidade de todos, mas, como tragicamente acontece, sirvam só para benefício para alguns.
Enquanto tal não acontecer, o atraso social e civilizacional em que vive a maioria da população, tenderá a agravar-se!!!
Gostaríamos neste caso, de poder publicar um exermplo de robotização da produção na Alemanha, de uma fábrica de derivados de porco, onde os animais entram vivos na cadeia de produção e saem chouriços e tudo o mais que se aproveita desses animais, embalado e pronto para a distribuição e venda, com a utilização da mão de obra de meia dúzia de trabalhadores.
No entanto, vídeo que se segue, mostrando o modo de produção das fábricas de automóveis BMW, pode dar-nos uma ideia dos perigos que se avizinham, para quem necessita de trabalhar para sobreviver!!!.
Aconselhamos a ver em ecrã inteiro, para o que devem escolher “alterar a qualidade” para 1080 p, a fim de ser visto em Alta Definição.

Sem comentários: