Mensagem

Mensagem

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


      ÀGUA E RECOLHA DE LIXO      
UM NEGÓCIO BILIONÁRIO, DE VOCAÇÃO MAFIOSA
O acesso à água foi declarado direito humano pela Organização das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
A Constituição da República Portuguesa diz no seu Artigo 80º:
d) Propriedade pública dos recursos naturais e de meios de produção, de acordo com o interesse colectivo.
Não conseguimos ainda saber o valor dos lucros das Águas de Portugal em 2012, mas segundo jornal Expresso, no primeiro semestre de 2011, tiveram um aumento de lucro de 284%.
Em 25 de Janeiro passado o PCP viu rejeitado pelo PSD, pelo CDS-PP e pelo PS o projeto de lei que impedia "o acesso de empresas privadas às atividades económicas de abastecimento público de água, de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos". 
.
Em Paços de Ferreira já se deu a privatização da água, contra a vontade dos cidadãos.
Agora têm de pagar quatro vezes mais pelo preço da água.
.
“A Federação Europeia de Sindicatos de Serviços Públicos (EPSU/FSESP) condena a aprovação, pelo Parlamento Europeu, de uma Directiva que promove a privatização dos serviços de água e saneamento e lembra que mais de 800 mil cidadãos do espaço comunitário já assinaram a Iniciativa de Cidadania Europeia «A Água é um Direito Humano».



«Privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu, privatize-se a água e o ar, privatize-se a justiça e a lei, privatize-se a nuvem que passa, privatize-se o sonho, sobretudo se for diurno e de olhos abertos. E finalmente, para florão e remate de tanto privatizar, privatizem-se os Estados, entregue-se por uma vez a exploração deles a empresas privadas, mediante concurso internacional. Aí se encontra a salvação do mundo... e, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a todos.».
José Saramago - Cadernos de Lanzarote.

1 comentário:

Rogério G.V. Pereira disse...

Apenas a referência à iniciaticva do PCP me era desconhecida. Obrigado por tê-la divulgado