Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013


     RTP 1-CONSELHO SUPERIOR     

   INTERVENÇÃO DE HOJE, DO ECONOMISTA 
                     OCTÁVIO TEIXEIRA

 INTRODUÇÃO DO LOCUTOR/JORNALISTA LUIZ SOARES
Era para ser ouvido sobre o processo de recapitalização do Banco, mas o presidente do BPI acabou por ser confrontado, sobretudo pelos deputados da esquerda no parlamento, com as declarações que fez sobre a austeridade e os “Sem-abrigo”.
Os deputados de esquerda quiseram que Fernando Ulrich pedisse desculpa, houve mesmo quem sugerisse a demissão do presidente do Banco.
Na resposta Fernando Ulrich, disse que o seu lugar está sempre à disposição dos accionistas e explicou que não recebe lições de sensibilidade social de ninguém.

LUIS SOARES (LS) - Bom dia Octávio Teixeira
OCTÁVIO TEIXEIRA (OT) -Bom dia Luís Soares
LS – Como é que tem vindo a encarar toda esta sucessão de declarações de Fernando Ulrich?
OT – Eu considero que estas declarações, designadamente estas últimas de Fernando Ulrich, mais do que uma estupidez, é um insulto! É um insulto aos cidadãos, porque dizer que eles têm de aguentar sem refilar, ainda que a recessão atinja os 25% e o desemprego suba aos 30% e mesmo que a maioria dos cidadãos seja transformada em “Sem Abrigo”, isto é inadmissível.
Para o senhor Ludevique que grande parte dos portugueses poderem ser vir a ser transformados em “Sem-Abrigo”, não é problema…é aceitável…isso é insuportável!!!
Para ele, para este banqueiro, a mais vil miséria é justificável e deve ser aguentado pelos cidadãos!!! E deve ser aguentado, diga-se de passagem, porque isso dá lucros aos bancos.
Porque não podemos esquecer que estas declarações foram feitas na apresentação dos resultados do BPI, com lucros líquidos de 249 milhões de euros, dos quais 68% desses lucros, foram obtidos com a especulação sobre a dívida pública portuguesa.
Ora, como isto dá lucros, ele diz aguentem e calem!
Este achincalhamento pelo senhor Fernando Ulrich é um sinal dos tempos!
Os banqueiros perderam o pudor!!!
Já não escondem as aparências, dizem e fazem o que querem sem receio que o governo se escandalize, ou os contradiga.
Porque,  para destas declarações do senhor Ulrich, soubemos que o senhor Ricardo Espirito Santo, presidente do BES, alterou 2 ou 3 vezes a sua declaração de IRS relativa a 2011 alegadamente, porque teve um lapso de memória quanto aos rendimentos declarados. Esqueceu-se de declarar 8 milhões e meio de euros!!!
Maldita doença de Alzheimer!!!
É evidente que não houve lapso, mas sim a intenção de defraudar o Fisco, como já terá feito anteriormente com dezenas de milhões, ilegalmente exportados ou mantidos no estrangeiro.
Os cidadãos que paguem também essas falcatruas e ainda por cima são obrigados a aguentar que uma pessoa que reiteradamente defraudou o país, continue a ser considerada idónea para dirigir o Banco!
E tivemos ainda a declaração do presidente do BANIF, de que não se chocaria se o Estado nomeasse um administrados para o seu Banco.
É preciso descaramento!!!
O Estado detém actualmente 99% do capital do BANIF e o senhor Luiz Amado, condescende que o acionista praticamente único, possa nomear um administrador.
Olhe Luiz Soares, tudo isto me parece significativo, da crescente arrogância dos banqueiros.
Possível porque têm a cobertura do governo, porque sentem que cada vez mais mandam e determinam o governo!!!
Aliás a nomeação do senhor Franquelim Alves, que calou e deu cobertura aos crimes cometidos no BPN, todos estamos a pagar, é paradigmático da postura subserviente do governo, face ao poder financeiro!
E Luís Soares, como se diria há alguns anos atrás: Isto já parece o Biafra!!!
E o povo não pode aguentar este descalabro!!!.

PARA OUVIR A REPRODUÇÃO SONORA CLIQUE AQUI

Sem comentários: