Mensagem

Mensagem

sábado, 23 de fevereiro de 2013

QUESTÕES IMPORTANTES???
NÃO...MAIS DO ISSO!!!
FUNDAMENTAIS PARA ANÁLISE DO FUTURO!!!
É nossa intenção dizer algumas coisas sobre o problema do desemprego e da sua correlação com as actuais relações de produção.
Ouvimos ontem o ministro Vítor Gaspar dizer que os empregos não nascem por decreto.
Esqueceu-se de acrescentar, certamente por acaso, que é exactamente por decreto que estão a destruir centenas de milhares de postos de trabalho.
Há muito tempo que andamos a ser enganados, com a promessa de que nas actuais circunstâncias, a criação de postos de trabalho, irá resolver o problema do desemprego.
A questão que levantamos é não acreditar que os postos de trabalho que possam ser criados, consigam resolver o problema da mão-de-obra disponível, mesmo que por hipótese remota, os chamados partidos do arco do poder, tomassem essa opção como prioritária, tendo em conta a quantidade de mão-de-obra disponível, sobretudo para aquela camada de jovens que necessitam trabalhar para viver e ambicionam fazê-lo com alguma dignidade e qualidade e não apenas sobreviver.
 Ouvi a entrevista que Carlos Carvalhas deu a Maria da Flor Pedroso, na Antena 1 e o meu querido camarada, que é um dos técnicos mais competentes deste país, disse e muito bem, que é necessário uma nova política, que aumente a produção, que aumente as exportações.
Está certo ….certíssimo…mas não chega!!!
É preciso reconhecer que nas actuais circunstâncias, o conjunto das novas tecnologias, como por exemplo a robótica a burótica, a informática, a nanotecnologia, influenciam o mercado de trabalho de forma absolutamente preocupante, porque destroem infinitamente mais mais postos de trabalho, do que aqueles que podem criar.
 É cada dia mais evidente que o próprio processo civilizacional, está a evoluir no sentido em que a clássica divisão do trabalho e sobretudo o destino das mais-valias, não pode continuar a obedecer às mesmas regras.
São necessárias no imediato, duas medidas essenciais, aumentar a produção e fundamentalmente reduzir as horas de trabalho, ainda que como medida provisória, até que seja possível estabelecer novas relações de produção.
Vi há dias uma reportagem das fábricas de automóveis BMW na Alemanha, que é a demonstração prática do que acabo de dizer.
Toda a cadeia de produção necessitava de apenas entre 15 a 20 trabalhadores, porque tudo o mais era feito automaticamente por robôs e computadores.
Os algoritmos utilizados hoje em dia, já contêm roteiros eficazes para a total condução dos processos laborais.
Equipados com os programas de inteligência artificial que já são utilizados, são até capazes de aprender, nas sucessivas etapas da sua actuação, guiando-se pelos resultados, estabelecer novas hipóteses, mais vantajosas, para serem adoptadas quando forem julgados úteis novos ajustamentos.
Temos conhecimento de uma fábrica na Alemanha, onde os porcos entram por um lado e pelo outro saem os chouriços, o toucinho, as bifanas, etc., tudo convenientemente embalado, com limitadíssima utilização da mão-de-obra.
Bem perto de nós, temos o caso da empresa Lusoseram, que rebentou com a concorrência, porque montou uma cadeia de produção contínua, onde por um lado entra o barro cru e do outro saem tijolos embalado e prontos para seguir para o cliente.
A L’Óreal, por exemplo, tem em Santa Iria de Azoia um armazém, onde um funcionário introduz o pedido no computador e sai a encomenda devidamente embalada, condicionada e facturada, pronta para ser embarcada e entregue ao cliente.
Nas farmácias já vulgarmente se utilizam sistemas semelhantes, embora de dimensões mais reduzidas e menor complexidade.
O farmacêutico/a que atende, regista na caixa o valor e o tipo de medicamento e um robô encarrega-se de no armazém, ir à prateleira onde está o remédio, retirá-lo e enviá-lo por um tubo até ao balcão.
No campo da robótica os avanços são inacreditáveis.
Por exemplo, na Universidade de Wales (Grã-Bretanha), foi construído um robô-cientista capaz de desempenhar tarefas de pesquisa em laboratório, da mesma forma que um cientista humano o faz.
Eles esperam brevemente, ter equipes de cientistas humanos e cientistas robôs, trabalhando juntos nos laboratórios.
Dizem eles: "é possível para um programa de computador... conduzir um procedimento continuamente repetitivo, que começa com uma questão que lhe é proposta, efectua experimentos para responder a esta ou àquela variante, avalia os resultados e formula novas questões."
Segundo os mesmos cientistas, «um robô substitui o trabalho de nove cientistas e biólogos, que deveriam trabalhar na mesma tarefa de pesquisa genética, para a qual ele foi programado».
Se tivermos em consideração o novo campo chamado de cognição robótica, chegamos à conclusão que os cientistas já falam na possibilidade dos robôs se tornarem capazes de pensamentos abstractos, num futuro próximo.
A possibilidade de se acrescentar “inteligência” ao automatismo, é só uma questão de tempo.
Já se abrem perspetivas de ligar um computador ao sistema nervoso central, de um ser humano.
E a ideia que até parece fantasiosa, já tem como resultado prático o que já se conseguiu uma equipa de médicos e investigadores suecos, que colocaram num paciente uma prótese com eléctrodos ligados ao cérebro, permitindo-lhe controlar a prótese e obter dela numerosos movimentos.
Consequências disto…vastíssimas !!!
É um mundo novo, completamente diferente daquele em que vivemos, mas somos nós, os que vivemos hoje, que o estamos a criar!!!
Agora a questão que consideramos essencial, nesta problemática do trabalho e do emprego, ou como é o caso, “a falta dele”.
A questão central é saber quem no fundo vai beneficiar com estes avanços científicos, não esquecendo que “entre” os aspectos práticos mais importantes, estão implícitos o controle dos resultados e dos lucros que tais descobertas proporcionam.
A interrogação fulcral e objectiva que tudo isto levanta, é a seguinte:
Podem as relações de produção manterem-se como são presentemente?
Em que direcção deverá a sociedade caminhar e que consequências têm estes desenvolvimentos para o futuro da humanidade???
Será aceitável que os benefícios desta evolução, revertam exclusivamente para os donos dos meios de produção?
Ou até mesmo, será aceitável que os beneficiários de tais avanços científicos, abranjam exclusivamente determinadas classes sociais, marginalizando do processo, quem não estiver na classe dos donos dos meios de produção?
Que riscos correm, no actual quadro político, todos aqueles que não pertencem a essas camadas privilegiadas?
É para nós evidente, que no quadro do actual processo de desenvolvimento, a clássica divisão do trabalho e o destino das mais-valias, não poderão continuar a obedecer às mesmas regras, que já hoje causam abissais diferenças entre os pobres e os ricos.
Pensamos que seria oportuno, começar desde já a exigir novas relações de produção, para evitar o risco de mais tarde…ser tarde demais!!!
É nossa profunda convicção, que o Partido Comunista Português tem urgentemente de dar o exemplo e começar a falar desta matéria, de forma mais explicita, incisiva e pedagógica.
Consideramos um acto de lucidez urgência que sugerimos.
Prova disso é-nos dada por um exemplo muito recente, tendo em vista o que se passou na fábrica chinesa FOXCON. Acusada entre muitas outras coisas, de causar numerosos suicídios entre os seus trabalhadores, como consequência da exageradas pressões que sobre eles exercem e à dimensão da exploração a que estão sujeitos.
Na sequência de uma tentativa artificiosa, para os obrigar a fazer horas extraordinárias, sem lhes pagar, passaram a atrasar os transportes que habitualmente levavam os trabalhadores para casa, depois do período laboral.
A revolta e os distúrbios que se seguiram, após os trabalhadores tomaram consciência da astúcia, obrigou a intervenção da polícia e a gerência resolveu fechar aquela unidade de produção, enviando centenas de milhar de trabalhadores, para o desemprego.
No sentido de resolver o problema que essa falta de mão-de-obra lhe causou, a administração da casa mãe para continuar a fornecer os seus clientes, resolveu substituir os seus trabalhadores por robôs.
Esta empresa não é uma empresa qualquer.
É pura e simplesmente uma multinacional com fábricas na China, Brasil, Europa, India, Japão, Malásia, México e fornece as principais fabricantes de computadores e telemóveis, nomeadamente a Apple, Microsoft, Nokia, Sony, Toshiba, Acer, Cisco, Hewlett-Packard, etc., etc.
Na sequência dos acontecimentos e das decisões tomadas para resolver a continuidade dos fornecimentos, já entraram nas linhas de produção dez mil robôs designados FoxBots, numa das suas unidades fabris, estando planificado serem instalados mais 20.000, até ao final do ano, ao preço de 20.000 dólares cada, correspondente ao encargo com o ordenado médio de um trabalhador, durante três anos.
Ela própria produz os robôs necessários.
Daí acreditarmos que a notícia de que vão fabricar mais um milhão de robôs, para substituir os seus trabalhadores, seja perfeitamente verosímil.
A crise que estamos a viver, tem duas componentes. A nacional e a internacional.
Bem nos lembramos do Socrático aproveitamento dessa circunstância, para desculpar os abusos de poder e a perseguição feitas, aos direitos dos trabalhadores.
 Estão de facto ambas interligadas e são filhas (ou melhor enteadas) da Globalização e da aplicação das teorias e opções económicas neoliberais.
Foi esta Globalização, que permitiu aos Estados Unidos sugar a poupança mundial e terem actualmente uma balança de pagamentos com um deficit de 17 triliões de dólares e cerca de 70 triliões segundo dizem os entendidos, em circulação ilegal.
Tudo isto porque o dólar é moeda de referência mundial e necessária para comprar petróleo e para o comércio internacional.
As transcendentes dificuldades que a actual crise internacional apresenta, teve como origem o problema do chamado “Subprime”, nascido com o rebentar da bolha imobiliária nos EUA.
A sua origem esteve na transformação de alguns bancos comerciais americanos em bancos financeiros, a quem foi acrescentada a particularidade de poder emitir títulos lastrados em hipotecas, sem garantia de cobertura, com rentabilidade elevada, para atrair investimentos e no qual embarcaram muitas entidades, bancos e fundos financeiros internacionais, nomeadamente europeus, atraídos pelos chorudos juros que ofereciam.
O rebentamento da bolha imobiliária, tornou-se uma ruína para todos os investidores que foram naquele “canto de sereia” especulativo.
Em resultado desse estouro, sabe-se hoje que a Europa ficou a dever aos Estados Unidos, a quantia de 4 triliões de Euros, facto que tem sido completamente ocultado por todos os responsáveis.
Sabemos que esse é o valor da divida europeia, porque há bastante tempo, Durão Barroso numa das suas rápidas visitas à “santa terrinha”, num momento de cândida intimidade, durante uma entrevista que tivemos a sorte de ver e ouvir, produziu esse autêntico “lapsus linguae” político/contabilístico, ao referir talvez por fanfarronice de pessoa importante,  dirigente encartado da União Europeia e particularmente versado nos meandros dos problemas internacionais, que de facto eram 4 triliões de Euros, o valor da dívida europeia aos Estados Unidos.
Digo que foi um lapso de fanfarrão, porque a partir dessa altura, jamais ouvi ou li, uma referência a esse valor em qualquer órgão de comunicação social.
É um facto muito estranho, porque sendo óbvio o seu interesse jornalístico, jamais vimos ou ouvimos esse importantíssimo facto, referido na comunicação social, ou por qualquer um dos fazedores de opinião, que proliferam na nossa praça.
Esse enigmático silêncio, levou-me a deduzir que muitos puxões de orelhas devem ter custado a Durão Barroso semelhante desabafo, que deve ter sido politicamente considerada uma “gravíssima” inconfidência, só possível de ser resolvida, num esforço de generalizada contenção de todos os meios de comunicação social.
 Sendo essa então a dimensão exacta da dívida europeia, ficámos também a saber quantos sacrifícios os governos e os banqueiros estão na disposição de obrigar as populações a fazer, para pagar essa monstruosa dívida, fruto da responsabilidade exclusiva dos bancos, dos especuladores e dos gestores dos fundos financeiros.
Para terminar vou contar-vos um facto que chegou ao nosso conhecimento por volta de 1995, através de um texto que resumia a obra de Hans Peter Martin e Harald Schumann “A Armadilha da Globalização”, onde os autores relatavam o que se passara numa reunião de alguns do mais importantes políticos americanos, com a alta finança e alguns dos maiores industriais mundiais, na Fundação Gorbachev, para discutirem e analisarem a evolução do mundo.
Entre os políticos presentes, mais influentes dos Estados Unidos, encontravam-se Zbigniew Brzezinski e Henry Kissinger.
É um texto extraordinário, que se queria profético e nos leva ao amago do pensamento de alguns dos que se julgam, donos do mundo.
Para quem tenha computador, pode ter acesso a esse documento num link que colocámos no cabeçalho do nosso Blogue “Olharaesquerda.blogspot.com”.
Para não roubar tempo, não vou falar dos seus pormenores.
Somente referir que o texto relata como aquelas eminências chegaram à conclusão que 2/10 da população, era o suficiente para produzir todas as mercadorias e fornecer os serviços, que a sociedade necessitar”.
O nosso destino estava marcado, quando lhes perguntaram, «então e os restantes 8/10»?
A resposta foi: «Ah esses vão ter problemas!!!».«A questão será..... Ter algo para comer ou ser devorado».
Zbigniew Brzezinski, acrescentou ainda, que uma «sábia mistura de divertimento estupidificante e de alimentação suficiente permitirá manter de bom humor a população frustrada».
Só faltou dizer que encher os canais de telenovelas, seria igualmente estupidificante e favorável para não levar os cidadãos a pensar nas desgraças da vida e nomeadamente nos canalhas que nos governam.
Mais adiante… «Os participantes deste colóquio contam com outro sector para dar sentido à existência e garantir a integração: o voluntariado a favor da colectividade, a participação em actividades desportivas e nas associações de todo o tipo».
«Poderia valoriza-se essas actividades mediante a atribuição de uma remuneração modesta, o que ajudaria milhões de cidadãos a serem conscientes do seu próprio valor».
«Os patrões dos grupos industriais estão à espera de que, a breve prazo, nos países industrializados sejam postas pessoas a varrer as ruas por um salário praticamente nulo, ou que haja quem aceite um emprego de criado a troco de um miserável alojamento. Estamos a assistir à emergência da sociedade dos dois décimos, a sociedade que terá de recorrer ao apoio da caridade para que os excluídos permaneçam tranquilos»

Isto foi dito em 1995!!!
Hoje já se percebe que essas teses estão a fazer doutrina e o que se está a passar na Europa e especificamente em Portugal, no que diz respeito ao desemprego, à baixa dos salários, ao roubo das pensões, à destruição do Serviço Nacional de Saúde, às carências no orçamento do ensino, a destruição do aparelho produtivo, à miséria em que estão a colocar a maioria esmagadora da população, justificam o desenvolvimento das instituições de caridade, para que os excluídos permaneçam tranquilos.

 


 

Sem comentários: