Mensagem

Mensagem

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

MILITARES E O 25 DE ABRIL

ESTARÁ À VISTA UMA SELECÇÃO PARTIDÁRIA??

QUE ESTARÁ POR DETRÁZ DA DIMINUIÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS E DA DESTRUIÇÃO DO SEU ESPIRITO DE CORPO.
Como somos uns genuínos anti-militaristas, ficámos inicialmente negativamente impressionados, com o conteúdo de uma mensagem que recebemos de um querido amigo, por quem temos a máxima consideração.
Exactamente por essa razão, resolvemos reflectir mais profundamente sobre o tema e acabámos por ter de dar a mão à palmatória, embora um pouco desconsoladamente.
A mensagem referia as declarações de Obama ( e logo ele!!!) sobre a importância dos militares na defesa dos conceitos mais importantes, que fazem parte da nossa vida actualmente.
É evidente que no nosso universo, um universo de paz, fraternidade e solidariedade, as armas não fazem sentido.
A terrível violência que historicamente marcou a evolução da humanidade, tinha algumas motivações semelhantes às que ainda hoje existem, mas considerando a evolução civilizacional, está a tornar-se cada vez mais evidente, que hoje em dia, a sua necessidade se justifica principalmente para manterem e desenvolver a exploração dos povos pelo capitalismo e no sentido de impor os seus interesses, em sobreposição aos interesses das populações.
De uma forma geral, este tipo de violências, nada tem a ver com o respeito pela dignidade humana, nem finalidade relacionada com a democracia, a liberdade e o desenvolvimento dialético da humanidade.
No entanto, reflectindo um pouco mais sobre o discurso de Obama, temos de admitir que se não fossem os militares e a consciência patriótica da maioria deles, muitas das facetas mais selvagens do Capitalismo  teriam desenvolvimentos muito mais bárbaros e perversos, porque contra as armas, não há astúcia ou valentia que possa ter êxito permanente.
Em Portugal, tendo em vista as manobras do governo para fragilizar as forças armadas portuguesas, onde grande parte, senão a maioria são respeitadoras do 25 de Abril, merecem que refletíssemos seriamente sobre os interesses e as consequências que estão por de trás desse ataque.
O ARTIFÍCIO DE DIMINUIR AS FORÇAS ARMADAS SERÁ SINCERO???
Que militares serão despachados para a reserva e que tipo de mentalidade e sentido patriótico terão os selecionados?
ESTA É A QUESTÃO CENTRAL!!!
A ISTO NINGUÉM SE REFERE, DÁ PARA DESCONFIAR!!!
Agora aqui vai a discursata do Obama, que vinda de quem vem, tem muito mais que se lhe diga e justificou esta nossa reflexão.
“É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos. É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa. É graças aos soldados, e não aos poetas, que podemos falar em público. É graças aos soldados, e não aos professores, que existe liberdade de ensino. É graças aos soldados, e não aos advogados, que existe o direito a um julgamento justo. É graças aos soldados, e não aos políticos, que podemos votar.”
 
(Barack Hussein Obama - USA)

Sem comentários: