Mensagem

Mensagem

terça-feira, 14 de junho de 2011

A DOUTRINA DO CHOQUE
Baseado no livro de Naomi Klein.

"Em Setembro 2007, Naomi Klein publicou o livro The Shock Doctrine: The Rise of Disaster Capitalism (em português A Doutrina do Choque: a Ascensão do Capitalismo de Desastre), no qual descreveu como as empresas aproveitam dos desastres naturais, das guerras ou outros choques culturais para avançar políticas de liberalização económicas. Isso produz empobrecimento das populações, enriquecimento de uma minoria de capitalistas sem escrúpulos e, normalmente, tumultos os quais o governo apaga com o uso da força."

(Origem: Wikipédia)

‘TERAPIA DO CHOQUE ECONÓMICO"

Aonde é que isto se estará a passar? Na Grécia? Em Portugal? Na Irlanda? Na Islândia? Em Espanha? A caminho de fazer o mesmo na Bélgica? Itália? Na Europa? No mundo?
O Mundo enlouqueceu, ou é a máquina capitalista que está a funcionar num ambiente ingénuo, alheado, benevolente, pacífico, fraco, ignorante, irresponsável, traiçoeiro, medroso, cobarde?
Aceita-se pacificamente a transferência da riqueza das mãos públicas, do governo através dos impostos, para as mesmas empresas e pessoas que criaram esta crise?
Aceita-se pacificamente a privatização e a desregulação do mercado de trabalho, porque uma elite assim determinou, e chama a si o poder de aliciar ou comprar as consciências com argumentos, sinecuras e dinheiro, que ilude a lucidez e satisfaz os princípios desta criminosa ideologia.
Para onde caminha a humanidade???

"A doutrina do choque como todas as doutrinas é uma filosofia de poder. É uma filosofia sobre como conseguir seus próprios objectivos políticos e económicos. É uma filosofia que sustenta que a melhor maneira, a melhor oportunidade para impor as ideias radicais do livre-mercado é no período subsequente ao de um grande choque. Esse choque pode ser uma catástrofe económica. Pode ser um desastre natural. Pode ser um ataque terrorista. Pode ser uma guerra. Mas, a ideia é que essas crises, esses desastres, esses choques abrandam a sociedades inteiras. Deslocam-nas. Desorientam as pessoas. E abre-se uma ‘janela’ e a partir dessa janela se pode introduzir o que os economistas chamam de ‘terapia do choque económico’.
É uma espécie de extrema cirurgia de países inteiros. E tudo de uma vez. Não se trata de uma reforma aqui, outra por ali, mas sim uma mudança de carácter radical como o que vimos acontecer na Rússia nos anos noventa, o que Paul Bremer procurou impor no Iraque depois da invasão. De modo que é isso a doutrina do choque. E não significa que apenas os direitistas em determinada época tenham sido os únicos que exploraram essa oportunidade com as crises, porque essa ideia de explorar uma crise não é exclusividade de uma ideologia em particular. Os fascistas também se aproveitaram disso, os comunistas também o fizeram. "

Naomi Klein

Para complementar este texto e este vídeo, aconselhamos a ver ou rever no Capítulo “LUTA POLíTICA E IDEOLOGIA” , a matéria que com este mesmo título publicámos neste Blogue , no passado dia 27 de Abril, onde de uma forma mais exaustiva no vídeo, se descreve a evolução das crises que nos trouxeram até á situação actual.



Sem comentários: