Mensagem

Mensagem

quarta-feira, 29 de junho de 2011




PETIÇÃO DA PRIVATIZAÇÃO

DA ÁGUA A REFERENDO

Admitir que passe pela cabeça de alguém que há possibilidade de privatizar a água, não é mais difícil que admitir ter sido possível privatizar o petróleo, o ouro, os diamantes, o carvão etc.
As sociedades ditas civilizadas e não só, habituaram-se de uma forma geral a aceitar que um individuo, uma família, ou uma empresa, se apropriem sob os mais variados argumentos, dos bens da Natureza, num assimétrico benefício das populações.
Mas se tempos houve em que a apropriação pessoal de bens da Natureza, quer através da guerra ou de outros meios mais artificiosos ou sofisticados, constituiu uma norma tolerável, hoje é vulgar ser posta em causa, qualquer uma dessas formas de imoral apropriação privada.
A água é um elemento da Natureza, de utilização tão variada e indispensável à sobrevivência que, só porque há pouco se começou a tornar bem escasso e dificilmente acessível a todos, despertou a cobiça dos que viram nela uma fonte de rendimento.
As restrições ou dificuldades de acesso a esse bem natural, acentuam-se, consoante o deficit de desenvolvimento social, diferenciação climática, níveis freáticos, características geológicas de cada território.
Nas sociedades desenvolvidas, argumenta-se a sua necessária privatização, pelas dificuldades da sua gestão, no que diz respeito à sua distribuição e manutenção da qualidade.
É uma justificação artificiosa, para se poder transformar em lucro a utilização desse bem essencial.
É muito claro, que nesta fase da Crise, prenúncio do estertor do capitalismo, se pretenda tornar à custa de mais esta forma de exploração das populações, garantir uma fonte de financiamento, para dar continuidade à manutenção dos privilégios das classes dominantes.
Foi a pensar quanto injusta é a privatização da água, que certamente foi tomada a iniciativa de promover esta petição
, em resposta a uma anunciada e vergonhosa cedência do poder político, ao capital financeiro.
É nesse sentido que junto o meu apelo aos dos seus promotores, que ficou registado com o nº 2896
Pelas razões invocadas, esperamos se juntem a nós e a divulguem o mais possível.
Para a assinar basta
CLICAR AQUI.

Sem comentários: