Mensagem

Mensagem

domingo, 5 de junho de 2011

VERDADES CONTEMPORÂNEAS

A EVOLUÇÃO DOS TEMPOS REVOLUCIONÁRIOS
QUE VIVEMOS... NEGAM A SUA ETERNIDADE!!!

Na parte final do capitulo “Temas” de autoria de Filipe Diniz, publicado no ultimo numero do jornal “Avante”, que aconselhamos vivamente a ler, podemos constatar como as afirmações de Marx, Engels ou Lenine, nos seus tempos, que como diz o autor, espelhavam e retratavam as realidades de hoje.

“Quando relemos os clássicos do marxismo, um dos aspectos que nunca deixa de surpreender é por vezes encontrarmos afirmações que parecem ter sido escritas perante situações dos dias de hoje. Veja-se esta afirmação de Engels: «os nomes dos partidos políticos reais […] nunca estão completamente certos; o partido desenvolve-se, o nome permanece». Não assenta esta frase como uma luva aos partidos que há mais de 35 anos gerem a política de direita no nosso País? E quando reflectimos acerca das limitações democráticas da democracia burguesa, como não lembrar o grosseiro desprezo pela soberania popular que caracteriza a situação actual no nosso País, traduzido chocantemente em dois factos:
- primeiro, temos aí o FMI a impor o seu plano de austeridade a mata-cavalos, de modo a estar consumado antes das eleições de 5 de Junho e não poder ser desautorizado pelo voto popular;
- segundo, está em marcha a manobra de constituição de uma coligação pós eleitoral, sob o nome de «governo de salvação» ou outra designação semelhante, de modo a garantir que, seja qual for o voto nas diferentes forças políticas, esteja de antemão assegurada uma maioria de direita.
É perante estas sombrias realidades, mesmo no plano democrático, que o legado de Marx, Engels e Lenine ganha redobrada actualidade. Eles mostram-nos porque é que as coisas se passam assim. Mas mostram-nos também que não só as coisas não têm de continuar como estão, como a luta dos povos, tarde ou cedo, romperá estas amarras e abrirá caminho a uma outra sociedade, finalmente livre da exploração e da opressão, tão livre e democrática que prescindirá até da própria democracia.

Sem comentários: