Mensagem

Mensagem

quarta-feira, 6 de julho de 2011

PORTUGAL,
NA SUA EXPRESSÃO MUNDIAL

A verdadeira riqueza da História de Portugal, mesmo nos seus aspectos mais violentos ou até desumanos, tem de ser enquadrada nos tempos exactos, em que os factos tiveram lugar.
Tenho visto muito abastardamento de épicos feitos pelos nossos compatriotas, só porque essa leitura é feita em enquadramentos civilizacionais desadequados.

Bastaria só olhar para os instrumentos de tortura, de que se servia a Igreja nos tempos da "Sagrada" Inquisição, para se perceber o contexto em que alguns actos heróicos foram cometidos, e a mentalidade reinante nesses tempos.


Ainda há dias vi uma pintura de Albert Eckhout enviada do Brasil á volta de 1700, representando uma bela e rechonchuda Índia Tapuia do Recife, que bem passaria por portuguesa ou holandesa, transportando uma cesta às costas, com os restos de uma perna humana bem á mostra e na mão um pedaço de antebraço, restos ou provisões para a sua refeição.
Passaram "só" 300 anos e forçados por sucessivos embates com as novas civilizações, o Brasil transformou-se numa das maiores potências mundiais emergentes.

Vem isto a propósito de com “power point” do dia, relembrar aos “esquecidos” , quanto nos devíamos orgulhar do nosso contributo para a evolução do mundo.
A nossa dimensão, é inversamente proporcional á obra realizada.
Era bom que os nossos governantes, que se atrevem a vender ao desbarato a nossa soberania, não esquecessem que não para eles , vendilhões do templo, mas para o povo, este orgulhoso povo português, essa soberania custou o sangue, o suor e as lágrimas de muitos e muitos milhões de portugueses, que perante o sacrifício máximo que é dar a vida, o fizeram, muitas vezes, para engrandecer Portugal.


NESTE LINK


Sem comentários: