GLOBALIZAÇÃO
O CAPITALISMO ASSASSINO,
NOVA ORDEM CRIMINOSA DO MUNDO.
UM DEMOLIDOR EXAME
DE CONSCIÊNCIA DO MUNDO
Entre os vários depoimentos que apresentamos mais abaixo num extraordinário vídeo, assumem especial importância os depoimentos, de dois pensadores, Eduardo Galeano, escritor, natural de Montevideu, Uruguai e Jean Ziegler, suíço, ex-professor de sociologia na Universidade de Genebra e da Sorbonne, Paris
Nas suas lúcidas, angustiantes e por vezes proféticas analises, consideram que depois da queda do muro de Berlim, a divisão política entre o Leste e o Oeste foi substituída por uma profunda divisão económica entre o Norte e o Sul e desde então as fronteiras políticas, já não separam sistemas políticos, com modelos sociais opostos, mas nações enriquecidas de povos empobrecidos.
Resumindo, a essência das questões que se levantam, nos tempos que correm, resumem-se à luta pela sobrevivência da dignidade humana.
É evidente que a essa dignidade, está inerente o direito à vida no campo material e o direito à felicidade no campo espiritual.
A degradação da nossa sociedade, atingiu limites obscenos, absolutamente inimagináveis.
Não é só o facto de a cada 5 segundos morrer de fome, uma criança com menos de dez anos, o que já por si é uma monstruosidade, mas segundo a FAO 100.000 adultos morreram de fome ou das suas consequências, no ano passado.
Como se isso não bastasse, a mesma fonte considera que no mesmo período 856 milhões de pessoas passaram fome de forma grave e permanente.
Nas primeiras sequências de imagens do vídeo, podemos ver cenas lancinantes de famílias Hondurenhas, disputando com as aves de rapina, os restos de alimentos que aparecem entre o lixo despejado na lixeira pelas camionetes do lixo.
São imagens tão fortes, tão inesquecíveis, como as que povoam a minha memória, ao assistir no fim da 2ª guerra mundial a tractores empurrando cadáveres esquálidos, para as fossas comuns, nos campos de concentração alemães.
REGRESSÁMOS À IRRACIONALIDADE,
À BESTIALIDADE NAZI-FASCISTA???
ISTO NÃO É TOLERÁVEL!!!
A NATUREZA NÃO DEU AO SER HUMANO INTELIGÊNCIA E SENSIBILIDADE, PARA ASSISTIR E ACEITAR O QUE SE ESTÁ A PASSAR NESTA SOCIEDADE, NESTE SISTEMA POLÍTICO, NESTE MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA.
Sem comentários:
Enviar um comentário