Mensagem

Mensagem

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

TEXTO DE UM AMIGO
TESTEMUNHO QUE JUSTIFICA A RAZÃO 
PORQUE ADERIU À GREVE GERAL.

"Primeiro, os nazistas vieram buscar os comunistas, mas, como eu não era comunista, eu me calei. Depois, vieram buscar os judeus, mas, como eu não era judeu, eu não protestei. Então, vieram buscar os sindicalistas, mas, como eu não era sindicalista, eu me calei. Então, eles vieram buscar os católicos e, como eu era protestante, eu me calei. Então, quando vieram me buscar... Já não restava ninguém para protestar." ("Quando os nazistas vieram atrás dos comunistas", Martin Niemoller).

Aqui vão, em síntese, os porquês de um acto.
- Porque sou Homem, Português, Cidadão de Portugal. Licenciado em economia, sou funcionário público e docente no ensino superior na área científica da fiscalidade;
- Porque quero GRITAR o meu protesto pelo desrespeito a que os PORTUGUESES estão a ser sujeitos;
- Porque quero GRITAR o alerta contra a DITADURA que paulatinamente se está a instalar em Portugal (e não só…)
- Porque quero manifestar o meu protesto pela forma como os "nossos governantes" estão a conduzir o país e o seu Povo;
- Porque acredito na democracia representativa E participativa (a democracia não se esgota nas urnas!);
- Porque não admito que ninguém se entrincheire na democracia representativa e tente eliminar a participativa – assim nasceram e viveram muitos ditadores;
- Porque não colaborarei neste mecanismo;
- Porque me recuso a aceitar que o ser humano seja tratado como mera unidade de produção (mero objecto);
- Porque a ciência económica é uma ciência social e não uma ciência matemática;
- Porque não aceito que os "nossos governantes" confundam, por incompetência ou propositadamente, os meios com os fins e tentem fazer de nós atrasados mentais que amorfamente temos que aceitar tudo, porque é inevitável;
- Porque o que é inevitável é o FIM a atingir: a redução do défice público e o crescimento da economia.
OS MEIOS para atingir tal fim não são únicos e terão que passar pela justiça e paz e não pela sonegação de dignidade e de direitos dos cidadãos; os meios não podem passar pelo aumento da injustiça e criação de novas formas da mesma; os meios não podem passar pelo roubo;
- Porque em democracia sempre há outras alternativas;
- Porque me recuso a aceitar uma sociedade onde o Estado não seja o defensor do POVO (todos os seus cidadãos) e pelo contrário seja o defensor do poder económico – é esta A Grande Guerra Mundial, que está em marcha (a desumanização e a criação de robots para a produção), executada lentamente, com efeito anestesiante;
- Porque me recuso, enquanto funcionário público, a ser considerado o CULPADO da situação económico-financeira do país e a ser CONDENADO por um crime que não cometi;
- Porque quero manifestar o meu protesto pelo não cumprimento do contrato que o Estado-patrão tem para comigo, enquanto funcionário público;
- Porque quero manifestar o meu protesto pelos ROUBOS que me fazem (foi o Subsídio de Férias e o 13º mês. PARA O ANO É A REDUÇÃO SALARIAL!... e mais se verá);
- Porque NÃO DEIXAREI que estes mentirosos, incompetentes e ladrões que nos governam, venham dizer que foram poucos os que fizeram greve, e portanto, a maioria do Povo está de acordo com as decisões do governo.
- Porque ACUSO os "nossos governantes" de serem MENTIROSOS, INCOMPETENTES e LADRÕES.
- Porque ACUSO os "nossos governantes" de serem “ASSASSINOS” e “COVEIROS” do Povo que os elegeu!
- A greve traz perdas económico-financeiras para quem a faz? É o preço a pagar! E, se me roubam, e querem continuar a roubar, e ainda dizem que É LEGAL! eu “ofereço-lhes” um dia de salário!
Com mágoa, por mim e pelo Povo enganado; com mágoa, pelos governantes e políticos que temos!

NOTA DO BLOGUE - Procurámos no itálico e no  destaque dado às  frases e palavras reproduzidas, criar uma imagem semelhante ao relevo dado  no texto original. 
No fim da mensagem o amigo colocou várias referência a vídeos e entrevistas. 
Para sermos fieis ao texto vamos indicá-los a seguir, bastando para abrir, clicar sobre eles.

1 - 1º VÍDEO
2 - 2º VÍDEO
3 - 3ºVÍDEO
4 - 4º VÍDEO -  Belmiro de Azevedo diz-se "desiludido" com Cavaco Silva e com o governo; e ainda, “o país deve estar desiludido” (2011.11.17)Acha que falta ao país uma estratégia para o crescimento da economia, e defende que  “O preço a pagar pelo equilíbrio das contas não pode ser miséria absoluta nem o aparecimento de um exército de excluídos.”
5 - 5º VÍDEO - Governo quer rever tabelas salariais da função pública (Não vale a pena dar o dito pelo não dito)Afinal, o governo vai mesmo rever os salários da função pública até ao final de 2012, e criar instrumentos que permitam reduzir o número de trabalhadores na esfera do Estado. A revisão das tabelas salariais foi incluída na última versão do memorando assinado entre o estado português e a troika. O Secretário de Estado da Administração Pública revela que a revisão vai ter em conta as diferenças salariais entre os setores público e privado. Mas reconhece que terá de ser feito um estudo, no próximo ano, para avaliar a situação real do país, nesta matéria.
6 - 6º VÍDEO - Debate (Antena 1) - Cujo tema foi o OE2012 mas que extravasou muito o mesmo. Vale a pena ouvir.

Sem comentários: