Mensagem

Mensagem

domingo, 6 de novembro de 2011

MONSANTO
A ALDEIA MAIS PORTUGUESA DE PORTUGAL
Foi este o epíteto, nascido no Palácio Foz, edifício sede  do Secretariado Nacional de Informação, mais conhecido por SNI e que foi um organismos criado por António Ferro,  para desenvolver e organizar a propaganda do chamado Estado Novo.
Aquela pequena aldeia, hoje elevada à categoria de vila, cujas imagens fazem parte do "power point" que colocamos no fim deste texto, é um  povoado antiquíssimo, de grande tradição histórica, teve a sorte de ser escolhida como alvo propagandístico daquele organismo fascista, e como tal foi particularmente beneficiada em relação a outras aldeias, igualmente bonitas e também historicamente importantes.
Pelo facto de naquela época ter ser considerada a “Aldeia mais Portuguesa de Portugal”, foi particularmente beneficiada com a reconstrução de muitas casas, a melhoria dos acessos, o saneamento básico, para corresponder a uma grande campanha turística, que o SNI levou a efeito, naquele tempo.
No entanto o seu castelo que no fim do século XIX tinha sido vítima da explosão de um paiol de munições, que o arruinou e desfigurou completamente, ainda hoje reflecte os efeitos daquele desastre

NESTE LINK.

Sem comentários: